OS DIAS DE CHOPIN
Por ocasião da celebração dos 200 Anos do Nascimento de Chopin, propomos dois dias de comemoração, com a projecção de um filme sobre a vida deste compositor e um concerto com o grande pianista Sequeira Costa.
Os Dias de Chopin consiste numa celebração à vida e obra do compositor.
No dia mundial da música (01 Out), presta-se uma homenagem à Música, a Chopin e ao grande pianista Sequeira Costa, cuja carreira conta já com mais de cinco décadas.
Um concerto exclusivo que consagra a carreira de um dos mais internacionais pianistas portugueses, numa iniciativa da Associação Cultural Música XXI, em parceria com a Câmara Municipal de Faro e Teatro Municipal de Faro, E.M., com o apoio da Lacocar e Paulo Miranda Joalheiros/ Montblanc.
O concerto terá lugar no Teatro das Figuras, no dia mundial da música, a 01 de Outubro, às 21h30.
Desde muito cedo, Sequeira Costa recebeu ensinamentos musicais de destacada natureza. Seu primeiro professor, o pianista português Vianna da Motta fora o último aluno de Franz Liszt.
Prosseguiu a sua formação estilística, estudando as escolas alemã e francesa com Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Fevrier. A sua interpretação de Albeniz, Beethoven ou Rachamanionov, é, pois, frequentemente descrita de grande autenticidade.
Em 1951, Sequeira Costa foi galardoado com o Grande Prémio Cidade de Paris, no âmbito do Concurso Internacional de Piano Marguerite Long.
Foi convidado por Dimitri Chostakovitch para integrar o júri da primeira edição do Concurso Tchaikovsky de Moscovo, juntamente com Richter, Kabalevsky, Kachaturian e Gilels. Integrou o júri do 1º Concurso Svatilav Richter, com lugar em Moscovo em Junho de 2005.
Firmou estreitas relações de amizade com os maiores músicos do mundo, como sejam Michelangeli, Richter, Neuhaus e Gilels e apresentou-se com Henryk Szeryng, Itzhank Perlman, Elmar Oliveira, Pavel Kogan, Jean Pierre Wallez, Igor Oistrach, Janos Starker e com maestros Paul Kletzki, Joseph Keilberth, Tibor Pesek, Eduardo Mata, Christopher Seaman, David Sinman, Walter Susskind, Maxim Shostakovich, entre muitos outros.
Sequeira Costa tem desempenhado um papel de grande importância nos últimos cinquenta anos da história da música.
Hoje, continua a fazer digressões e a tocar nos mais importantes palcos do mundo e a integrar júris de prestigiados concursos.
Sequeira Costa “(...) Só concebe a sua vida numa perspectiva de dedicação total e exclusiva - um sacerdócio, nas suas próprias palavras (...)”
Em co-produção com o Cineclube de Faro, com o apoio do Instituto Português da Juventude e do Teatro Municipal de Faro, apresenta-se o filme “A vontade de amar” de Jerzy Antczak - cujo drama de paixões e relações amorosas entre o virtuoso pianista Frederic Chopin (Pior Adamczyk) e a extravagante escritora feminista Aurore Dupin (Danuta Stenka). Apesar da intensidade dos seus sentimentos e dos seus génios artísticos, o seu amor foi sempre atribulado e recheado de invejas e ódios - no Auditório do IPJ, no dia 30 de Setembro, às 21h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário