Jornadas Europeias do Património: "Património: um mapa da história"

















Do Unir as vivências primordiais do espaço ao prazer da descoberta do testemunho, só é possível com o contributo, daqueles, cujo trabalho e conhecimento, nos possibilitam a leitura e a interpretação do mapa da história.
24 Setembro
10h30-13h00 e das 14h00-18h30 | Pássaro em Terra | Exposição arte contemporânea de René Bertholo
25 Setembro
10h30-13h00 e das 14h00-18h30 | Pássaro em Terra | Exposição arte contemporânea de René Bertholo
16h30 Visita orientada pela Dr.ª Dália Paulo, Directora Regional de Cultura do Algarve à Villa romana de Milreu.
18h00-19h30 | Na boca do império romano | Performance gastronómica com degustação pelo artista Jorge Rocha e acompanhada pelo prof. João Pedro Bernardes da Universidade do Algarve.
19h30 Inauguração a Rua Estacio da Veiga (Estoi) com a presença da Dr.ª Maria Luísa Estacio da Veiga (bisneta) seguido de um jantar na Casa do Povo de Estoi com tertúlia (necessário inscrição).
Iniciativa da Junta de Freguesia de Estói
Apoio da DRCAlg.
26 Setembro
10h30-13h00 e das 14h00-18h30 | Pássaro em Terra | Exposição arte contemporânea de René Bertholo

Na boca do Império

O artista Jorge Rocha estará nas ruínas romanas de Milreu no próximo dia 25 de Setembro, improvisando receitas gastronómicas inspiradas nos dados recolhidos sobre as receitas imperiais romanas, com adaptações que cruzam o mundo contemporâneo.

Balanço:
As Jornadas Europeias do Património na Villa romana de Milreu, contaram com uma visita comentada pela Directora Regional de Cultura do Algarve, Dr.ª Dália Paulo, que partilhou com os visitantes, o conhecimento científico, as experiências arqueológicas e memórias das ruínas romanas, assim como projectos para o futuro do nosso património. A jeito de conversa, interpretando a história, abriu-se o apetite para a degustação à romana.
"Na boca do império romano", performance gastronómica com degustação, reuniu em torno de uma mesa cerca de uma centena de pessoas, sabores e aromas, tradições e conhecimento culinário, científico e experiências de paladar.
A oficina de culinária expansiva realizada por Jorge Rocha, contou com comentários do prof. João Pedro Bernardes, especialista em arqueologia romana da Univ. do Algarve, que complementou as receitas e as tradições culinárias trazidas pelo artista/chef, com o conhecimento científico e as fontes históricas.
Para além das experiências de degustação, num espaço museológico dos nossos antepassados, com uma vista panorâmica sobre o património e sobre o território natural e humano da serra até ao mar, foi um momento de troca de impressões, receitas e conhecimentos, não só com as pessoas presentes, mas também com as muitas pessoas que assistiram à oficina culinária desde casa, através da ligação à internet (broadcasting) pelo site www.jorgerocha.org.
Momentos tão irresistíveis, que contaram com a presença de uns "romanos" muito especiais (Serviços Educativos do Museu Municipal de Faro) que fizeram as honras da Villa e receberam ilustres personalidades como o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Eng.º Macário Correia, a Vereadora da Cultura Alexandra Gonçalves e os descendentes do arqueólogo Estácio da Veiga, a Dr.ª Maria Luísa Estácio da Veiga (bisneta) e familiares (trisneta), e outras tantas pessoas que não quiseram faltar a esta experiência.

Aberto o apetite por meio de tão extraordinários aromas e paladares, foi prestada a homenagem ao arqueólogo Estácio da Veiga, com a inauguração da Rua Estácio da Veiga pela Junta de Freguesia de Estoi, seguido por um jantar com tertúlia na Casa do Povo de Estoi.

Nenhum comentário: